segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Teoria de ITTEN




Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 27 de Maio de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus.
Sua teoria da forma partia de formas geométricas de círculos, quadrados e triângulos, onde cada uma delas tinha um significado. O círculo era fluente e central, o quadrado calmo e o triângulo diagonal.
Análise dos mestres antigos, estas aulas acontecia da seguinte forma: a partir de fotografias mostradas por Itten os estudantes deveriam reproduzir um ou outro ponto essencial em movimento, uma linha principal, uma curva, onde tentam extrair algum elemento básico da composição. Ao analisar um mestre antigo, o aluno podia escolher entre concentrar-se no ritmo do quadro ou na sua composição, podia elaborar uma análise dos seus contrastes claro-escuro ou das suas cores. O objetivo ao analisar mestres antigos era experimentar e assinalar o acontecimento trágico ilustrado.
Os desenhos com modelos vivos, nesta etapa do curso eram utilizados modelos femininos (os estudantes posavam vestidos uns para os outros). Tais estudos eram voltados para representações rítmicas, sendo raras as apresentações realistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário